- O domínio geopolítico das grandes potencias sobre os demais paises no mundo se da pelo desenvolvimento do setor bélico, com sofisticação dos armamentos e equipamentos, agora também associados aos notáveis progressos da informática e telecomunicações.
- A tecnologia tem sido usada por potencias para conter o terror com o aperfeiçoamento de sistemas de monitoramento e observação, como radares sofisticados, veículos aéreos não tripulados (drones) e armas inteligentes
- Interestatal= diz respeito a relação que se mantém entre Estados (países,nações)
- Intraestatal= acontece no Estado, pertence ao Estado
- A motivação dos conflitos internos são:
- Religião
- Etnia
- Política
Xiitas
|
Sunitas
|
|
Quem
são
|
Grupo muçulmano que acredita que Maomé deveria ser
sucedido de forma hierárquica, por seu genro Ali.
|
Grupo maioritário de muçulmanos que acredita que após
Maomé, o novo representante deve ser eleito pelos muçulmanos.
|
Autoflagelação
|
São adeptos.
|
Discordam da prática.
|
- Xiitas= Irã, Azerbaijão, Parte do Iraque
- Sunitas=Síria , Arábia Saudita, Jordânia, Uzbequistão, Turcomenistão, parte da Turquia
- o islamismo é a religião criada por Maomé;
- o Islã é o conjunto de povos islâmicos;
- o muçulmano (ou islâmico) é o seguidor da fé islâmica
- Terrorismo= O terrorismo pode ser caracterizado como um tipo de violência que se pratica contra vítimas inocentes com o objetivo de promover alguma causa ou percepção do mundo, seja pessoal, seja coletiva, isto é, partilhada por um grupo, facção etc.
Sabemos que, ao longo do século XX e, sobretudo, no século XXI,
as ações terroristas tiveram e vêm tendo grande impacto em várias regiões do
mundo. Elas são praticadas pelos mais variados agentes.
- Al-Qaeda: Com nome que significa “a base” em árabe, essa é a organização terrorista mais conhecida do mundo, sobretudo em razão dos atentados às torres do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Ela é majoritariamente composta por muçulmanos fundamentalistas e tem por objetivo erradicar a influência ocidental sobre o mundo árabe. Foi criada em 1980 para defender o território do Afeganistão contra a URSS, que buscava expandir o domínio socialista sobre o país.
- Boko Haram: o significado do seu nome é “a educação não islâmica é pecado”, sendo às vezes traduzido também como “a educação ocidental é pecado”. O Boko Haram é também uma organização antiocidental que objetiva implantar a sharia (lei islâmica) no território da Nigéria. Ela foi fundada em 2002, mas ganhou notoriedade maior em 2014 com o sequestro de centenas de jovens, além de uma série de atentados que resultou em uma grande quantidade de mortes.
- Hamas: é considerado um grupo terrorista pela Europa e pelos EUA, além de outros países. Atualmente, comanda o território palestino da Faixa de Gaza. Um de seus criadores foi o xeque Ahmed Yassin, que pregava a destruição de Israel.
- Al-Shabab: (A Juventude, em árabe) atua na Somália, Quênia, Etiópia e Djibuti. É afiliado da Al-Qaeda e busca constituir um estado islâmico na região.
- Extremistas islâmicos
-podem ser considerados
grupos que se opõem à paz
- A organização atua na
área política e também militar
- combate Israel
militarmente e ao mesmo tempo oferece serviços sociais, como creches, escolas e
hospitais
- O principal objetivo é
destruir Israel e implantar um Estado palestino gerido pelo código islâmico
(Sharia).
- Ataque do 11 de setembro : série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.
- Primavera Árabe: É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.
- A Síria foi o único país que até agora não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.
- Estado Islâmico: é um califado com atuação terrorista que controla regiões no Iraque e na Síria e baseia sua ideologia em interpretações radicais de determinados princípios do Islamismo. Esse califado – um Estado que é governado por uma autoridade religiosa, o califa – foi criado em 29 de junho de 2014 e espalha o terror sobre a população das regiões que controla, perseguindo minorias e organizando ataques terroristas
- O surgimento do Estado Islâmico está diretamente relacionado com a instabilidade gerada pela guerra no Iraque após a invasão norte-americana em 2003. Esse cenário permitiu que grupos jihadistas fossem instalados e desenvolvidos livremente nesse país.
- Movimento sionista: O movimento sionista foi um importante e revolucionário movimento principalmente político, que pregava a importância do direito a autodeterminação dos povos de origem Judaica, além da existência de um estado judaico também.Esse estado judaico amplamente defendido pelos judeus seria totalmente independente e teria enfim liberdade política e religiosa que estes povos tanto almejavam.
- Drama dos refugiados: Os refugiados são um grupo específico de imigrantes e têm essa denominação por conta de uma convenção feita em 1951 que trouxe regulamentação aos diferentes tipos de imigrantes. Refugiado é uma pessoa que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”, em situações nas quais “não possa ou não queira regressar”.
- A origem da maior parte dos refugiados é a África ou o Oriente Médio. Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência aos direitos humanos. Metade do fluxo anual de refugiados são sírios, devido à fuga da guerra civil em que o país está desde 2011.
Comentários
Postar um comentário